AVALIAÇÃO IN VITRO DA PERMEAÇÃO CUTÂNEA DE CARREADORES LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS CONTENDO EXTRATO GLICÓLICO DA CENTELLA ASIATICA.
Resumo
Introdução e objetivos: A Centella asiatica (CA), e seu principal constituinte o asiaticosídeo (AS), tem sido utilizada por muitos anos1 devido as suas atividades antioxidantes e antiproliferativas2;3. Este extrato é veiculado na forma de creme tópico, que ainda tem seu uso limitado, devido à baixa permeação cutânea do AS. Carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) parecem uma alternativa para aumentar a permeação do AS. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a permeação cutânea do AS a partir do creme comercial e de CLN previamente desenvolvidos. Metodologia: Os CLN contendo extrato glicólico da CA foram obtidos pela técnica da diluição da microemulsão. Estudos de permeação cutânea in vitro foram realizados, adicionando no compartimento doador os CLN e o creme comercial Madecassol® 1%, nas células de permeação vertical tipo “Franz”. A solução receptora foi constituída por água e lauril sulfato de sódio 1%, a qual foi mantida a 37°C, sob agitação 300 rpm por 24 horas. Ao final do experimento, o estrato córneo (EC) foi separado do restante da pele (pele remanescente – PR) pela técnica de tape stripping, para quantificação do AS nas diferentes camadas da pele. A solução receptora também foi analisada por cromatografia líquida de alta eficiência. Resultados e discussões: O AS proveniente do creme comercial somente foi quantificado no EC (10,16 mg/cm2), não sendo detectado na pele remanescente (PR) e no meio receptor das células de difusão. Já os CLN, foram capazes de proporcionar a permeação de AS para camadas mais profundas da pele, sendo quantificados 8,36 μg/cm2 no EC e 9,14 μg/cm2 na PR, além da quantificação no meio receptor (5,38 μg/mL). Conclusões: Os CLN desenvolvidos apresentaram características favoráveis para aplicação tópica na pele. Agradecimentos: FAPEG, CAPES, CNPq.Palavras-Chave: Centella asiatica; Carreadores lipídicos nanoestruturados; Asiaticosídeo; Permeação cutânea.Downloads
Publicado
2015-06-10
Edição
Seção
Tecnologia Farmacêutica e Cosmetologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.