HUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO PROFISSIONAIS DA SAÚDE-PACIENTE SOB A PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Gustavo de Souza Melo
  • Lívia Maria Fernandes
  • Ironice Faria de Souza
  • Ayanda Dantas Silva
  • Alessandra Silva Santana da Costa
  • Meliana Jacob de Faria Bitar
  • Ana Paula dos Santos
  • Roberta Campos Lino

Palavras-chave:

Humanização, Crianças, Profissionais da saúde

Resumo

Introdução e objetivos: as péssimas condições dos hospitais públicos, falta de leitos e a sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde, geram muitas vezes, ambientes desagradáveis aos pacientes. Observa-se cada vez mais a necessidade da humanização da relação entre estes profissionais e pacientes para melhorar a qualidade do tratamento hospitalar1. O objetivo deste trabalho é diminuir o medo gerado pelo jaleco branco, tornando mais agradável a estada de crianças e seus acompanhantes no Hospital Municipal Modesto de Carvalho de Itumbiara-GO. Metodologia: estudo observacional; humanização dos acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Goiás por meio de palestras e treinamentos; realização de visitas periódicas de alunos caracterizados de palhaços ao hospital, desenvolvendo entrevistas, atividades lúdicas e informativas durante as visitas. Resultados e discussões: os resultados parciais revelam que a proximidade dos futuros profissionais de saúde com os pacientes pediátricos tem modificado o cotidiano da internação, promovendo distração, conforto e otimismo, fatores que contribuem para a recuperação da saúde das crianças hospitalizadas2. Conclusões: ao utilizarem jaleco branco de forma atrativa e levando informações em forma de músicas e brincadeiras, os alunos do curso de Farmácia promovem melhoria na qualidade da relação entre os pacientes internados e os profissionais da saúde, minimizando assim, o medo gerado pelo profissional de branco.

Biografia do Autor

  • Ana Paula dos Santos
    Santos

Referências

PUCCIN, P. T.; CECÍLIO L. C. O; A humanização dos serviços e o direito à saúde Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, vol. 20 n. 5 p.1342-1353, 2004.

WIEZZEL, A. C. S.; VILLELA, F. C. B.; A Brinquedoteca E O Brincar No Hospital: Diálogo Entre O Lúdico E O Terapêutico; Nucleus, v.5, n.2, 2008

Downloads