O polimorfismo não-sinônimo Glu320Pro afeta a estabilidade funcional e a conformação estrutural secundária da proteína GDF9 madura de cabra
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar comparativamente os efeitos do polimorfismo Glu320Pro na estabilidade estrutural e funcional, bem como na conformação estrutural secundária da proteína GDF9 madura de cabra por análises comparativas de predição proteica. Uma sequência selvagem de resíduos de aminoácidos da proteína GDF9 de cabra (Capra hircus, Q66NC0) pesquisada a partir de um banco de dados e uma sequência mutante carreando a substituição do aminoácido glutamina por prolina na posição 320 (Glu320Pro) foram selecionadas. O polimorfismo Glu320Pro resultou na inferência de danos na estabilidade funcional e estrutural da proteína GDF9 de cabra. Variações na sua estrutura secundária demonstraram a presença de um domínio alfa hélice (H) e um domínio espiral espiralado (C) na posição alvo na proteína GDF9 selvagem e mutante, respectivamente. Tais descobertas sugerem que o padrão conformacional diferenciado da proteína GDF9 mutante pode estar exercendo influências sobre sua ação biológica durante a foliculogênese em cabras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.