COOPERAÇÃO E CONFLITO: O CASO DAS OPERAÇÕES MISTAS DE TRÁFICO TRANSNACIONAL DE COCAÍNA LIGADAS AO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC).

Autores

  • Dr. Nicolas Santiago Lien CIECS-UNC/UDA/UES21 , CIECS-UNC/UDA/UES21

Palavras-chave:

Tráfico de cocaína, atores criminosos, mudanças logísticas, cadeias ilícitas

Resumo

Neste artigo, analisamos a transformação da cadeia do tráfico ilícito de cocaína, desde suas origens andinas até sua consolidação como rede global, com especial ênfase no papel desempenhado pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC) do Brasil. O argumento central que desenvolvemos neste trabalho é que, no âmbito das operações mistas vinculadas ao PCC, em um contexto dinâmico de internacionalização da economia do tráfico de cocaína, não se configuraram formas gerais ou estáticas de regulação, mas sim uma intervenção costumeira e racional. Esse modelo não apenas permitiu otimizar a cooperação e a eficiência logística, como também conferiu previsibilidade às operações, priorizando esses fatores em detrimento de hierarquias rígidas e lógicas tradicionais de acumulação capitalista. Além disso, identificamos que a facção conseguiu reduzir significativamente os confrontos violentos que marcaram etapas anteriores de sua história, orientando-se para uma estratégia de consolidação de pontos e passagens seguras, pautada na discrição e na eficácia operacional, como elementos distintivos dessa nova fase. A partir de uma abordagem etnográfica multissituada, examinamos como, enquanto o Brasil se tornou um território chave para a intermediação e logística do tráfico transnacional de cocaína, ocorreu a crescente influência do PCC como ator regulador nessa economia sul americana do tráfico de cocaína. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa combina técnicas de mineração de texto, análise de operações policiais, observações sobre infraestruturas estratégicas na América do Sul, Europa e África, debates acadêmicos anteriores, bem como entrevistas com atores-chave.

Downloads

Publicado

15-01-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COOPERAÇÃO E CONFLITO: O CASO DAS OPERAÇÕES MISTAS DE TRÁFICO TRANSNACIONAL DE COCAÍNA LIGADAS AO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC). Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/17117. Acesso em: 8 jan. 2026.