DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DA MUSSE DE CHOCOLATE E BIOMASSA DE BANANA VERDE

Autores

  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Júlio César Pimenta
  • Paulo Sérgio Monteiro

Resumo

O objetivo do estudo foi desenvolver e avaliar sensorialmente formulações de musse de chocolate e biomassa de banana verde. Avaliou-se a aceitação dos produtos (Formulação P, Formulação 30%BBV, e Formulação 60%BBV) entre os adolescentes por uma escala hedônica de sete pontos e a intenção de compra pela escala de cinco pontos. Analisaram a ingestão e o conhecimento dos nutrientes presentes na banana verde e madura. Avaliaram-se os dados da análise sensorial e da intenção de compra pela ANOVA, seguida pelo Teste de Tukey a 5%. No gênero masculino e na análise total, a Formulação 60%BBV não diferiu da Formulação P quanto à aparência. Nos demais atributos sensoriais (textura, cor e sabor) não houve diferença estatística entre os gêneros. A maioria dos avaliados relatou que comprariam as musses, mesmo desconhecendo os benefícios da banana verde, entretanto 60% dos avaliados do gênero masculino não consumiria tal produto. Concluiu-se que a Formulação 60%BBV apresentou o melhor resultado, pois não diferiu da formulação sem biomassa para os atributos sensoriais avaliados e sua intenção de compra.

Biografia do Autor

  • Martha Elisa Ferreira de Almeida, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
    Dra em Agroquímica, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Adjunta II, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Downloads

Publicado

2020-10-30