DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DA MUSSE DE CHOCOLATE E BIOMASSA DE BANANA VERDE
Resumo
O objetivo do estudo foi desenvolver e avaliar sensorialmente formulações de musse de chocolate e biomassa de banana verde. Avaliou-se a aceitação dos produtos (Formulação P, Formulação 30%BBV, e Formulação 60%BBV) entre os adolescentes por uma escala hedônica de sete pontos e a intenção de compra pela escala de cinco pontos. Analisaram a ingestão e o conhecimento dos nutrientes presentes na banana verde e madura. Avaliaram-se os dados da análise sensorial e da intenção de compra pela ANOVA, seguida pelo Teste de Tukey a 5%. No gênero masculino e na análise total, a Formulação 60%BBV não diferiu da Formulação P quanto à aparência. Nos demais atributos sensoriais (textura, cor e sabor) não houve diferença estatística entre os gêneros. A maioria dos avaliados relatou que comprariam as musses, mesmo desconhecendo os benefícios da banana verde, entretanto 60% dos avaliados do gênero masculino não consumiria tal produto. Concluiu-se que a Formulação 60%BBV apresentou o melhor resultado, pois não diferiu da formulação sem biomassa para os atributos sensoriais avaliados e sua intenção de compra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.