DEPOSIÇÃO DE CALDA EM FUNÇÃO DE PROCESSO ELETROSTÁTICO E VOLUME APLICADO NA CULTURA DO MAMOEIRO
Resumo
O estudo consistiu na avaliação de deposição de calda em folhas e frutos, pela quantificação por método de espectrofotometria, do corante alimentício Azul Brilhante contido na solução aplicada. Para efeito de análise estatística, o experimento foi instalado segundo um esquema fatorial 2 x 4, sendo duas condições do dispositivo eletrostático (ligado e desligado), e quatro diferentes volumes de calda (172, 196, 219 e 243 L ha-1), no delineamento inteiramente casualizado – DIC, com quatro repetições. Houve interação significativa entre a condição do dispositivo eletrostático e volume de calda somente sobre a deposição em folhas, e não havendo para deposição em frutos para nenhum dos fatores estudados. O volume de calda de 219 L ha-1 com sistema eletrostático ligado proporcionou maiores deposições nas folhas. Apesar de ter gerado informações importantes para ajustar métodos de pulverização na cultura do mamoeiro, o estudo não é conclusivo quanto à combinação que verifique o maior potencial de eficácia para o controle de pragas e doenças na cultura do mamão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.