CONSÓRCIO DE MILHO COM FEIJÃO DE PORCO VISANDO A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v8n2p71-80Palavras-chave:
Adubação, calagem, plantio direto, cobertura vegetalResumo
O milho é um dos cereais mais importantes cultivados no mundo, com o sistema plantio direto sendo a forma de plantio que mais cresce, usando-se semeadoras especiais com a finalidade de manter ou aumentar o conteúdo de matéria orgânica, além disso, são capazes de melhorar as qualidade físicas, químicas e biológicas do solo. Objetivou-se nesse trabalho avaliar o desenvolvimento e a produtividade do milho consorciado com feijão de porco para a implantação do sistema plantio direto na região do Cariri cearense, em Assaré-CE. O experimento foi desenvolvido em delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 2, com quatro repetições, totalizando 24 observações. O primeiro fator foram três níveis de adubação de fundação (0, 100 e 150%, sendo estas porcentagens em relação à dose recomendada), e o segundo fator foi referente à calagem (com e sem calcário). Os resultados permitiram concluir que a adição de adubo mineral a partir da dose ideal elevou os índices de desenvolvimento e produtividade da cultura do milho, com a calagem não apresentando resposta significativa em função do alto valor de saturação por bases inicial do solo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.