ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS DE SEMENTES E PLÂNTULAS DE Jatropha curcas L. SUBMETIDAS AO CLORETO DE SÓDIO
DOI:
https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v8n2p1-9Palavras-chave:
crescimento, germinação, estresse salino, solutos orgânicosResumo
Objetivou-se avaliar a tolerância de sementes e plântulas de Jatropha curcas submetidas a diferentes concentrações de NaCl. Para imposição do estresse salino, as sementes foram postas para germinar em substratos umedecidos com soluções de cloreto de sódio (0, 50, 75 e 100 mM de NaCl), sendo ao final do 14º dia avaliadas quanto a porcentagem de germinação (%G), índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG), crescimento inicial e teores de solutos orgânicos. O IVG e o crescimento inicial foram reduzidos com o aumento da concentração salina, assim como houve aumento no TMG necessário para a germinação das sementes. Os carboidratos solúveis totais e a prolina livre presentes na raiz são reduzidos nas concentrações intermediárias de NaCl. As alterações ocasionadas pelo cloreto de sódio na fisiologia e bioquímica das sementes e plântulas de pinhão manso demonstram que a germinação e o crescimento inicial são prejudicados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.