CARACTERIZAÇÃO DO SOLO E DE PASTAGENS ESTABELECIDAS EM LATOSSOLOS NA REGIÃO DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.12971/4783Palavras-chave:
Brachiaria brizantha, Fertilidade, CompactaçãoResumo
A caracterização dos atributos químicos e físicos dos solos e sua interferência no rendimento das pastagens podem fornecer informações importantes, que culminem em recomendações de um manejo adequado. Objetivou-se com o trabalho avaliar as variações químicas e físicas dos solos em diferentes áreas com pastagens tendo como referência um solo em seu estado natural (mata) e a influência desses fatores na cobertura do solo e no desenvolvimento radicular da forrageira. O estudo foi realizado na microrregião de São Luís de Montes Belos/GO. Foram selecionadas cinco áreas com pastagens de Uroclhoa brizantha em função dos manejos de adubação, pastejo e tempo de implantação: T1 - rotacionado com adubação com menos de 10 anos de instalação (RCA); T2 - contínuo com adubação com menos de 10 anos (CCA1); T3 - contínuo com adubação com mais de 10 anos (CCA2); T4 - contínuo sem adubação com menos de 10 anos (CSA1); T5 - contínuo sem adubação com mais de 10 anos (CSA2). Foi adotada também uma unidade amostral de cerrado nativo, para servir de referência das características químicas e físicas dos solos. Os sistemas de manejo rotacionado com adubação e contínuo com adubação, com mais e menos de 10 anos, apresentaram forte tendência na melhoria dos atributos químicos físicos, entretanto sistemas contínuos sem adubação complementar apresentaram menor produtividade das forrageiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.