Desempenho de genótipos de milho em sistemas de cultivo superadensados para produção de grãos
DOI:
https://doi.org/10.12971/3894Palavras-chave:
Zea mays L.. Produtividade. Densidade Populacional.Resumo
Os cultivos de milho no Brasil utilizam grandes áreas, cada vez mais há a necessidade de aumentar a produtividade devido à limitada área agrícola, com isso surge à necessidade do desenvolvimento de genótipo que deem respostas favoráveis às técnicas de manejo utilizadas, em que o aumento da densidade populacional é uma dessas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho de genótipos de milho em sistemas de cultivo superadensados para a produção de grãos. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Alagoas, no município de Rio Largo – AL, sendo conduzido no período de dezembro de 2013 à abril de 2014. Foram avaliados oito genótipos de milho: Alagoano, Branca, Nordestino, São Luiz, Viçosense, BR 106, AL Bandeirante e Jabotão. Esses foram avaliados em dois espaçamentos: 0,6 m x 0,2 m e 0,8 m x 0,2 m, com 10 plantas por metro linear, utilizando o delineamento em blocos casualizados, no esquema fatorial de 8 x 2, com três repetições. Foram avaliadas variáveis de interesse agronômico para a produção de grãos. A redução de espaçamento entre linhas de plantio de 0,80 para 0,60 m proporciona um maior rendimento de grãos e de massa verde da planta inteira. Os genótipos Viçosense, Branca e São Luiz e a variedade crioula Jabotão apresentaram os maiores rendimentos de grãos com o aumento da densidade populacional, acima de 13 t ha-1. Os genótipos do Alagoano, Branca, Nordestino, São Luiz e Viçosense apresentaram um rendimento médio de matéria verde da planta inteira de 62,94 t ha-1.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.