CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA E ANALISE DA FRUTIFICAÇÃO DE AMEIXA JAPONESA COM BAIXA NECESSIDADE DE FRIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/ww89j694Resumo
A fruticultura temperada tem papel significativo economicamente e socialmente, especialmente no Paraná, no entanto, a produção de ameixas enfrenta desafios, como a redução na área cultivada devido à escaldadura. O estudo analisa genótipos de ameixa japonesa do banco de germoplasma do IDR-Paraná. O experimento foi instalado no polo regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER, no município de Ponta Grossa. O experimento foi realizado em DBC com 11 genótipos de ameixa. Foram realizadas avaliações do diâmetro, massa total dos frutos, massa de caroço, massa da polpa do fruto, sólidos Solúveis Totais e a Acidez total Titulavel. Os resultados obtidos foram comparados ao teste de F e submetidos ao teste de comparação de medias de Tukey 5%. Os resultados demostram que, com a exceção dos frutos dos genótipos G18 e G20, os demais demonstram qualidades físicas aceitáveis para o mercado consumidor, destacando-se especialmente os frutos G8 e 10-02-06, que possuem valor agregado. Em relação às características químicas, G18, G20 e G6 são exceções, apresentando níveis mais elevados de acidez nos frutos, embora ainda aceitáveis para o consumo, não sendo, no entanto, as preferências principais dos consumidores. No geral, as outras características mantêm-se dentro dos padrões comerciais
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.