ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE ACTINOBACTERIA DE SOLO E SUA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA ENZIMA QUITINASE
Resumo
As actinobactérias são microrganismos produtores de uma variedade de metabólitos secundários com alto interesse farmacológico e comercial que promovem a bioprospecção das mesmas. Na agricultura, faz-se necessária a utilização de fontes de produtos naturais como alternativa ao uso de inseticidas e compostos químicos para o controle de pragas nas lavouras. Em função da demanda mundial pungente por novas moléculas advindas de microrganismos este trabalho teve por objetivo isolar e caracterizar morfologicamente actinobactérias do solo e avaliar a sua atividade quitinolítica. As actinobactérias foram isoladas por meio da técnica de diluição seriada seguida pelo plaqueamento em spread plate em meio de cultura Extrato de Solo (ES). Treze grupos morfológicos distintos foram encontrados e os mesmos foram avaliados quanto à atividade quitinolítica por meio de ensaios de degradação da quitina. O halo de degradação da quitina foi observado para apenas quatro cepas, sendo elas “ACT3”, “ACT11”, “ACT14” e “ACT19”. Este trabalho permitiu a identificação de colônias de actinobactérias e a seleção de cepas degradadoras de quitina, para serem utilizadas em futuros trabalhos de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.