RETICULAÇÃO DE POLISSACARÍDEO DE CAJUEIRO DO CERRADO (ANACARDIUM OTHONIANUM RIZZ.), ANACARDIACEAE E DEGRADAÇÃO DO HIDROGEL POR ASPERGILLUS NIGER
CROSSLINKING OF CASHEW TREE POLYSACCHARIDE FROM THE CERRADO (ANACARDIUM OTHONIANUM RIZZ.), ANACARDIACEAE AND HYDROGEL DEGRADATION BY ASPERGILLUS NIGER
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v14i1.14167Resumo
Neste estudo, foi testado o uso do polissacarídeo do Cajueiro-do-Cerrado (PEJU) como fonte de carbono para A. niger e a viabilidade de aprisionamento da biomassa fúngica utilizando o hidrogel como suporte. O hidrogel foi o produto obtido mediante a reticulação do polissacarídeo da goma pela reação de epicloridrina e glutaraldeído. O PEJU foi ofertado como única fonte de carbono para o cultivo de A. niger. Após 96 h de cultivo, o peso seco antes e após o cultivo foi mensurado. As condições de reticulação do polissacarídeo por glutaraldeído para A. othonianum Rizz. foram otimizadas neste trabalho. O rendimento foi comparado àquele realizado com epicloridrina. Os hidrogéis obtidos a partir da reticulação foram incubados com esporos de A. niger por 96 h. O meio de cultura, contendo PEJU como fonte de carbono permitiu o aumento da biomassa de A. niger, sendo maior em condições de agitação. O rendimento do hidrogel por glutaraldeído foi de 20,4% e por epicloridrina, 78,13 %. A biomassa de A. niger, após o cultivo da goma reticulada, aumentou. O produto obtido a partir da reticulação do polissacarídeo, o hidrogel, não foi degradado pela biomassa fúngica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.