ELEVAÇÃO DO FÓSFORO NA SOLUÇÃO DO SOLO PELA APLICAÇÃO DE SILICATO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO, TENDO COMO INDICADOR A CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v14i1.14059Resumo
O silicato de cálcio e magnésio tem sido relacionado ao aumento do fósforo, a elevação do pH e o aumento da disponibilidade do cálcio e magnésio trocável do solo, entre outros benefícios. O objetivo foi avaliar a influência de diferentes dosagens de CaSiO3 e MgSiO3 na disponibilidade de P solúvel presente em um solo argiloso cultivado com milho grão. O experimento foi realizado em DBC, com 5 diferentes doses de CaSiO3 e MgSiO3 ha-1 no cultivo de milho grão. A performance da cultura aos tratamentos foi avaliada por meio do teor de P na planta, a altura das plantas, o peso de 1000 grãos e produtividade. O maior teor de P na planta, foi do tratamento com 200 kg de CaSiO3 e MgSiO3 ha-1 (2,548 g kg-1), que não diferindo dos tratamentos superiores. Na produtividade as duas maiores dosagem CaSiO3 e MgSiO3 resultaram nas maiores produtividade (300 e 400 kg de CaSiO3 e MgSiO3 ha-1 com produtividade de 5305 e 5656 kg ha-1 respectivamente). A aplicação de CaSiO3 e MgSiO3 comprovou potencializar as características agronômicas do milho, sugerindo elevar a disponibilidade de fósforo solúvel do solo para a absorção das plantas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.