ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE GELEIA MISTA DE MANGA E MARACUJÁ
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v14i1.14000Resumo
As frutas apresentam vida útil limitada devido às alterações bioquímicas que ocorrem após a colheita ou ao transporte e acondicionamento inadequado. Manga e maracujá possuem importante destaque comercial no país. Como alternativa de aproveitamento e desenvolvimento de novos produtos, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma geleia mista de manga e maracujá e caracterizá-la quanto aos parâmetros físico-químicos. Para a elaboração da geleia seguiu-se conceitos da literatura quanto aos cálculos e procedimentos de elaboração. As análises foram realizadas em triplicata quanto: umidade, atividade de água, acidez titulável, pH, carboidratos totais, proteínas e lipídeos. Os valores obtidos foram: 19% de umidade; 0,71 de atividade de água; 0,95% para acidez titulável; 3,06 para o pH; 45,7% de carboidratos totais; 0,59% de proteínas e 0,79% de lipídeos. Os resultados mostraram que a mistura de manga e maracujá é alternativa funcional e tecnológica para o aproveitamento de frutas, além do desenvolvimento de novos produtos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.