DINÂMICA DO COBRE NA PLANTA
REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v13i2.12640Resumo
O cobre (Cu) se refere a um micronutriente com relevante papel, componente das metaloproteínas responsáveis pela fotossíntese, respiração das cadeias de transporte de elétrons, biossíntese da parede celular, metabolismo secundário e participa da desintoxicação de espécies reativas de oxigênio (ROS). O micronutriente demonstra-se fundamental ao desenvolvimento vegetal, pois sob condições de deficiência, a planta reduz o seu crescimento, principalmente os órgãos reprodutivos e folhas mais jovens. Sob restrição de Cu, os processos biológicos, como a fotossíntese, respiração, proteção contra estresse oxidativo e o funcionamento metabólico vegetal são interrompidos, o que corrobora com menores índices produtivos. Assim como a deficiência, o excesso de cobre provoca diversos danos aos parâmetros de crescimento vegetal. Dentre os processos metabólicos, a fotossíntese é severamente afetada pela toxicidade de Cu. Com base no metabolismo celular, o Cu possui grande influência no metabolismo da parede celular, sinalização do transporte de proteínas de transcrição, fosforilação oxidativa, além da biogênese de ferro (Fe) e molibdênio (Mo), sendo essencial ao crescimento das plantas. O conhecimento a respeito do micronutriente possibilita otimizar o seu uso, a fim de estabelecer melhores condições ao desenvolvimento vegetal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.