(Re)Ocupação de terras e política agrária no Mato Grosso (Brasil): um resgate histórico (1937-1985)

Autores

  • Flávia Lorena Brito
  • Cristiano Costa Pereira Instituto Federal do Mato Grosso Barra do Garças – Mato Grosso – Brasil

Resumo

Resumo: Este artigo aborda a questão agrária em Mato Grosso, especialmente na região do Araguaia, discutindo a distribuição desigual de terras no estado desde sua origem, revelando seus resultados nos dias atuais. Para tal análise, consideramos fundamental a contextualização de dois momentos históricos, de notada expressividade com relação aos processos migratórios e da composição do campo mato-grossense: o período denominado Estado Novo (1937-1945) e os governos militares (1964-1985). Tais reflexões se baseiam e buscam apoio em autores que, com sua produção, acreditam na luta pela revitalização do espaço rural do Brasil, indo contra a corrente que vislumbra o fim iminente do campesinato brasileiro.

 

Palavras-Chave: Ocupação territorial. Colonização. Reforma Agrária. Mato Grosso. Mercantilização da terra.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Lorena Brito
    Graduada m História pela UEG; mestre em Educação pela UNEMAT; Técnica em Assuntos Educacionais no IFMT. Desenvolve, atualmente, pesquisas nas áreas de Educação, com foco em Educação do Campo e formação territorial da região do Araguaia, Mato Grosso.
  • Cristiano Costa Pereira, Instituto Federal do Mato Grosso Barra do Garças – Mato Grosso – Brasil
    Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); técnico-administrativo em Educação no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Barra do Garças. 

Downloads

Publicado

29-07-2015

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

(Re)Ocupação de terras e política agrária no Mato Grosso (Brasil): um resgate histórico (1937-1985). (2015). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(1), 119-135. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3536