ESCOLA CRIATIVA: O SER, SUAS APRENDIZAGENS, SUAS RELAÇÕES HUMANAS E O DESENVOLVIMENTO DE VALORES
Palavras-chave:
Escola Criativa. Desenvolvimento de Valores. Educação. Pensamento Criativo.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca das funções da escola que se preocupa em formar um indivíduo com capacidade de reorganizar sua vida a qualquer momento. Essa escola, com indícios de ser criativa, tem em sua proposta uma implicação ativa e crítica por parte de seus alunos. Valoriza a relação afetiva com as pessoas, baseados na reflexão de suas condutas a fim de que suas dificuldades sejam, constantemente, superadas. A aprendizagem criativa possibilita que o aluno promova a aproximação dos conteúdos com a realidade vivida, distanciando-se, cada vez mais, da memorização e da repetição. Essa escola ainda auxilia seus alunos a perceberem a necessidade de reorganizações de seus sentimentos, compreendendo melhor seu mundo interior. Para que a atuação com os alunos, com essa perspectiva, tenha seus objetivos atingidos, o investimento no corpo docente deve ser constante, provocando suas reconstruções cognitivas. Dessa maneira, com um planejamento construído valorizando o desenvolvimento da criatividade e tendo esta como cultura dentro da escola, os alunos se sentirão desafiados a novos papéis e conhecimentos de maneira individualizada, motivados pela ética e pela criatividade. Esse planejamento criativo parte, principalmente, da sinergia entre todos aqueles que participam da ação pedagógica. A construção de um ambiente propício ao desenvolvimento do pensamento criativo dos alunos e de toda equipe de profissionais da escola, em todo seu potencial. Ressalta a necessidade da existência de profissionais cada vez mais encantados e comprometidos com a educação, com a sociedade e com o fazer docente. Profissionais que busquem inovações, ampliando as possibilidades do cotidiano escolar. A escola precisa estar atenta a fim de não embotar a criatividade, operando negativamente na aprendizagem de seus alunos e, porque não dizer, de seus professores. O momento criativo, por sua vez, promove a conexão dos sujeitos como autores de seus próprios processos de desenvolvimento, atento às suas ações e suas repercussões. Desta forma, se faz imprescindível a investigação acerca de escolas que vem atuando nessa direção, e estão em uma demanda cada vez mais crescente, em um mundo que está se ajustando a cada dia, de acordo com a demanda da humanidade.
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