ESCOLA CRIATIVA: O SER, SUAS APRENDIZAGENS, SUAS RELAÇÕES HUMANAS E O DESENVOLVIMENTO DE VALORES

Autores

  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás - UEG

Palavras-chave:

Escola Criativa. Desenvolvimento de Valores. Educação. Pensamento Criativo.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca das funções da escola que se preocupa em formar um indivíduo com capacidade de reorganizar sua vida a qualquer momento. Essa escola, com indícios de ser criativa, tem em sua proposta uma implicação ativa e crítica por parte de seus alunos. Valoriza a relação afetiva com as pessoas, baseados na reflexão de suas condutas a fim de que suas dificuldades sejam, constantemente, superadas. A aprendizagem criativa possibilita que o aluno promova a aproximação dos conteúdos com a realidade vivida, distanciando-se, cada vez mais, da memorização e da repetição. Essa escola ainda auxilia seus alunos a perceberem a necessidade de reorganizações de seus sentimentos, compreendendo melhor seu mundo interior. Para que a atuação com os alunos, com essa perspectiva, tenha seus objetivos atingidos, o investimento no corpo docente deve ser constante, provocando suas reconstruções cognitivas. Dessa maneira, com um planejamento construído valorizando o desenvolvimento da criatividade e tendo esta como cultura dentro da escola, os alunos se sentirão desafiados a novos papéis e conhecimentos de maneira individualizada, motivados pela ética e pela criatividade. Esse planejamento criativo parte, principalmente, da sinergia entre todos aqueles que participam da ação pedagógica. A construção de um ambiente propício ao desenvolvimento do pensamento criativo dos alunos e de toda equipe de profissionais da escola, em todo seu potencial. Ressalta a necessidade da existência de profissionais cada vez mais encantados e comprometidos com a educação, com a sociedade e com o fazer docente. Profissionais que busquem inovações, ampliando as possibilidades do cotidiano escolar. A escola precisa estar atenta a fim de não embotar a criatividade, operando negativamente na aprendizagem de seus alunos e, porque não dizer, de seus professores. O momento criativo, por sua vez, promove a conexão dos sujeitos como autores de seus próprios processos de desenvolvimento, atento às suas ações e suas repercussões. Desta forma, se faz imprescindível a investigação acerca de escolas que vem atuando nessa direção, e estão em uma demanda cada vez mais crescente, em um mundo que está se ajustando a cada dia, de acordo com a demanda da humanidade.

Biografia do Autor

  • João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás - UEG
    Pós-Doutor em Educação, pela Universidade de Barcelona-ES, sob orientação da profa. Dra. María Antònia Pujol Maura. Doutor em Educação - 2013 - UCB/DF, sob orientação da profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Mestre em Educação - 2006 - Universidad de la Habana/PUC-GO. Psicopedagogo - 1994 - UCG/GO. Psicólogo 1991/1 UCG/GO. Membro do Grupo de pesquisa ECOTRANSD: Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação, coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes - UCB/DF. Pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB e RIEC Brasil. Organização, participação, apresentação e publicação de trabalho no IV e V Fórum Internacional de Inovação e Criatividade na Educação, 2012-Espanha e 2013-Brasil. Organizador do Livro "O Pensar Complexo na Educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade", junto com a profa. Dra. Maria Cândida Moraes, pela WAK Editora-2014. Organizador do livro Didática e Formação de Professores: complexidade e transdisciplinaridade, Editora Sulina-2013 e autor do Capítulo V O desenvolvimento da criatividade em um ambiente transdisciplinar de aprendizagens , do mesmo livro. Publicação de trabalho no IV Congreso Internacional de Transdisciplinariedad, Complejidad e Ecoformación, na Universidad de Costa Rica fev/2010. Participação, apresentação e publicação de trabalho no II Fórum Internacional sobre Inovação e Criatividade na Educação, na Universidade de Barcelona/ES jun/2010. Autor do Cap. VIII O papel do brinquedo na aprendizagem e no desenvolvimento da criança , do livro Didática e Interfaces (2007) Editora Deescubra-RJ. Autor do Cap. VII Práticas Inovadoras em Educação: uma visão complexa, transdisciplinar e humanística , do livro Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente (2010) Wak Editora-RJ. Autor do Cap. XIII La Creatividad en la Educación Infantil: una mirada compleja e transdisciplinar e co-autor do Cap. XI Estrategias Creativas en la Formación Superior: relación entre creatividad y transdisciplinriedad , do livro Criatividad e Innovación: Enseñar con otra Conciencia, obra organizada pela Universidade de Barcelona/ES em homenagem ao título de Doutor Honoris Causa a Edgar Morin dez/2010. Autor do Cap. IX A criatividade na Educação Infantil: um olhar complexo e transdisciplinar , e co-autor do Cap. XI Estratégias criativas para a educação do presente: a transdisciplinaridade como possibilidade no Ensino Superior , do livro Formação Docente e Pesquisa Transdisciplinar: criar e inovar com outra consciência (2011) Nova Letra-SC. Autor do Cap. XXI Criatividade na Educação: entrevistas com quem investiga a criatividade (2012) CEPED e PUC/GO. Palestra e coordenação de 2 mesas temáticas do IV Fórum de Inovação e Criatividade na Universidade de Barcelona UB/ES-2012. Professor efetivo titular da Universidade Estadual de Goiás UEG, desde o ano de 1996, dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Autor do projeto de especialização lato sensu em Docência Universitária do Campus da UEG em Goiânia, a ESEFFEGO, e coordenador das sete turmas da mesma. Coordenador Adjunto de Pesquisa, Extensão Universitária e Pós-Graduação da Campus da UEG em Goiânia - ESEFFEGO Triênio 2004-2006. Experiência em trabalhar com conteúdos sobre Docência Transdisciplinar, Ambiente Transdisciplinar de Aprendizagem, Criatividade, Criatividade e Escola, Escola Criativa, Criatividade e Educação, Produção do Conhecimento Científico, Metodologia do Trabalho Acadêmico, Metodologia do Ensino Superior, Desenvolvimento Humano, Bases Psicológicas da Relação Professor-Aluno e Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior, Fundamentos da Psicopedagogia, Jogos na Educação Infantil, Psicologia Aplicada à Educação Física, Dinâmica de Grupo, Motivação para Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Tema livre