MILITARES E POLÍTICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Militares, Política no Brasil, História brasileira

Resumo

O autor da supracitada obra consegue identificar juntamente com todos os demais autores colaboradores que na política brasileira, as forças armadas nunca estiveram ausentes na sua história em conjectura com a política brasileira. E com isso, percebe-se que os militares não são apolíticos ou não participam da política. Por todo o sempre, os militares estiveram frente ao poder politicamente falando. Sendo assim, com a república, emergiu a luta política entre as várias facções militares, cuja presença no congresso constituinte chegou a um quarto de parlamentares, e, o início de uma contraditória intervenção na cena política brasileira, inclusive transcendendo essa “proximidade” até os dias atuais.

Biografia do Autor

  • Marcelo de Oliveira Marques, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestrando em História pela UEG Morrinhos. Especialização em Linguagens e Práticas de Ensino. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Goiás (2015). Atualmente é professor de três instituições de ensino, sendo elas a Faculdade Integra, o Colégio Ágape e o Colégio Premium.

  • Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutor, mestre e licenciado em História. Estágio de pós-doutorado realizado junto do PPGH/UFG (2018-2021). Professor do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Programa de Pós-Graduação em História: Cultura e Sociedade, nível mestrado (PPGHIS/UEG). Linhas de pesquisa: História das ideias e dos intelectuais; Estado, cultura e poder; História do Brasil-República; Marxismo. Autor dos livros: "Os juristas orgânicos da Ditadura e a Revista Brasileira de Filosofia (1964-1968)" (2022), "A restauração conservadora da filosofia: o Instituto Brasileiro de Filosofia e a autocracia burguesa no Brasil (1949-1964)" (2020) e "História fetichista: o aparelho de hegemonia filosófico Instituto Brasileiro de Filosofia/Convivium (1964-1985)" (2017). Coorganizador da coleção "Tempos Conservadores: estudos críticos sobre as direitas". Coorganizador do livro "Intelectuais, política e conflitos sociais" (2020). Membro das redes internacionais de pesquisa: "Direitas, História e Memória" (DHM) e "Red Latinoamericana y Caribeña de Estudios Gramscianos". Líder do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Ideologias (CNPq).

  • Luciana de Souza Ramos, Universidade Estadual de Goiás

    Docente Ensino Superior no Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Sul - Sede Morrinhos. Docente no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Sul. Pós-doutorado em Desigualdades Globais e Justiça Social pela UNB e FLACSO. Doutora e Mestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília -UNB. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto de Direito Público de Brasília- IDP. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Salvador.

Referências

BARBOSA, Jefferson Rodrigues; GONÇALVES, Leandro Pereira; VIANNA, Marly de Almeida Gomes; CUNHA, Paulo Ribeiro da (org.). Militares e política no Brasil. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Publicado

2025-08-02

Como Citar

MILITARES E POLÍTICA NO BRASIL. (2025). ReDiS - Revista De Direito Socioambiental (UEG), 3(1), I-VII. https://www.revista.ueg.br/index.php/redis/article/view/16851