UTILIZAÇÃO DO GEORADAR-GPR EM VIA PERMANENTE DA FERROVIA NORTE-SUL, ANÁPOLIS - GO

Autores

  • ANTONIO LÁZARO FERREIRA SANTOS UEG – Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis – GO
  • WELITOM RODRIGUES BORGES UnB – Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Brasília - DF
  • PEDRO ANÍZIO MOREIRA BORGES UEG – Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis – GO
  • LUCAS PEREIRA GONÇALVES UEG – Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis – GO
  • GABRIEL RIBEIRO SILVESTRE UEG – Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis – GO

Palavras-chave:

Radar de Penetração no Subsolo (GPR). Investigação Indireta. Pavimentos.

Resumo

O método de radar de penetração no solo (GPR – Ground Penetrating Radar) consiste em obter uma imagem de alta resolução da subsuperfície, através da transmissão e reflexão de ondas de rádio de alta frequência (10 MHz – 2,5 GHz), visando localizar alvos no subsolo. No âmbito das estruturas ferroviárias, o método do Georadar possui várias aplicações, dentre elas: estudo do comportamento das várias camadas que compõe a base de sustentação da malha ferroviária, em relação a presença ou acúmulo de umidade, a contaminação e a variação da espessura, detecção/identificação rápida e contínua, sem interrupções de tráfego. O trabalho tem o objetivo determinar os diferentes padrões de reflexões, utilizando-se do GPR, a fim de avaliar o pavimento ferroviário de um trecho da ferrovia Norte-Sul, situada no munícipio de Anápolis-GO. Na aquisição de dados, realizado em 240 metros de linha férrea, usou-se um sistema de GPR acoplado a uma antena blindada de 900MHz. Os resultados obtidos com o GPR possibilitaram a identificação de dois principais padrões de reflexão característicos de cada camada do pavimento. Neste trabalho foi possível avaliar a aplicabilidade desse tipo de equipamento como ferramenta auxiliar à avaliação não destrutiva do sistema. Por meio da antena de 900 MHz foram determinados os padrões de reflexão das camadas do lastro, e sublastro.

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos