PARQUES URBANOS DE GOIÂNIA: O CITY-MARKETING COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DE SEUS ENTORNOS

Autores

  • IVAN OLIVEIRA DE GRANDE
  • DEUSA MARIA RODRIGUES BOAVENTURA
  • ANA FLÁVIA OLIVEIRA MARTINHO

Palavras-chave:

Parques Urbanos. Goiânia. City-Marketing. Valorização. Especulação Imobiliária.

Resumo

Este artigo aborda a valorização dos terrenos do entorno dos parques urbanos Areião, Bosque dos Buritis e Lago das Rosas, localizados nas áreas mais centrais de Goiânia, e a especulação imobiliária decorrente desse processo. Ao longo da história dessa cidade, esses parques sofreram significativas intervenções dos agentes imobiliários locais, gerando processos de gentrificação e de exclusão socioespacial em seus arredores. A partir dos anos 1980, com o início da verticalização da paisagem desses locais, houve também a veiculação de um enfático discurso, elaborado segundo estratégias do city-marketing, que relacionava os parques à natureza, à sustentabilidade e à qualidade de vida das pessoas. Esse discurso contribuiu para a consolidação e valorização desses lugares, que passaram a ser efetivamente vistos como espaços privilegiados da cidade e, portanto, ambicionados pela população de maior poder aquisitivo. Como resultado dessa lógica, edifícios de grande porte e de alto padrão foram erguidos ao redor dos parques, materializando a supervalorização que tais lugares sofreram.

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos