DE QUEM SÃO OS OVOS NA FOLHA DA COUVE? SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • MÍRIA SOARES DE MEDEIROS ARAÚJO UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • WILTON DE ARAÚJO MEDEIROS UEG - Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: As práticas pedagógicas da Educação Infantil que integram a orientação curricular necessitam ter como guia as interações e as brincadeiras e garantir experiências que possibilitem tanto o conhecimento de si e do outro quanto à compreensão das relações com a natureza. Assim, apresentamos o produto educacional, parte de uma dissertação de mestrado profissional em ensino de ciências, que dispõe uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) denominada “De quem são os ovos, na folha da couve?”, com o objetivo de auxiliar professores da Educação Infantil no processo ensino-aprendizagem. A fim de investigar a questão, foi desenvolvida e aplicada uma SEI acerca do tema ciclo de vida da borboleta. O ensino investigativo, favorece ocasiões em que os propósitos didáticos se entrelaçam a curiosidade inata das crianças, estimulando-as para que expressem suas conclusões por meio de diálogos e desenhos, aos quais servem para demonstrar seus aprendizados e suas vivências de forma única.

Palavras–chave: Ciclo de vida da borboleta. Educação Infantil. Sequência de Ensino Investigativa.

Biografia do Autor

  • MÍRIA SOARES DE MEDEIROS ARAÚJO, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Central, Anápolis / GO

  • WILTON DE ARAÚJO MEDEIROS, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Central, Anápolis / GO

Downloads

Publicado

2025-07-11

Edição

Seção

Artigos