DO VALOR DE USO AO VALOR DE SIGNO: BREVE INSIGHT SOBRE AS MERCADORIAS

Autores

  • MÁRCIO ROBERTO GHIZZO Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • ALEXANDRE LUÍS PONCE MARTINS Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • MARCELO CAPRE DIAS Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Resumo

Resumo: Na lógica do sistema capitalista, a mercadoria em si é dotada de valores. Nos primórdios da sociedade, seu valor era principalmente de uso. Com o advento do sistema capitalista, este bem passou a ser composto, também, de valor de troca. Porém, embora na maioria das vezes apenas estes dois valores são vinculados à mercadoria, há de se destacar que desde a Revolução Industrial e, principalmente, com a gênese da sociedade de consumo a partir da metade do século passado, valores de signo e simbólico também passaram a incorporar estes mesmos bens. Neste sentido, este texto parte de um viés marxiano para entendimento da mercadoria e seus valores, dedicando atenção especial ao momento contemporâneo. Estes estudos foram desenvolvidos de forma teória e a metodologia utilizada foi a de estudos de revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que as mercadorias possuem valores relativos, de acordo com a intenção e a subjetividade do consumidor. Palavras-chave: Mercadoria. Valor de uso. Valor de troca. Valor de signo. Valor simbólico.

Biografia do Autor

  • MÁRCIO ROBERTO GHIZZO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    docente da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

  • ALEXANDRE LUÍS PONCE MARTINS, Universidade Estadual de Maringá – UEM

    docente da Universidade Estadual de Maringá – UEM e da Universidade Cesumar - UniCesumar

  • MARCELO CAPRE DIAS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

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Publicado

2025-07-05

Edição

Seção

Artigos