DO VALOR DE USO AO VALOR DE SIGNO: BREVE INSIGHT SOBRE AS MERCADORIAS
Autores
MÁRCIO ROBERTO GHIZZO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
ALEXANDRE LUÍS PONCE MARTINS
Universidade Estadual de Maringá – UEM
MARCELO CAPRE DIAS
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Resumo
Resumo: Na lógica do sistema capitalista, a mercadoria em si é dotada de valores. Nos primórdios da sociedade, seu valor era principalmente de uso. Com o advento do sistema capitalista, este bem passou a ser composto, também, de valor de troca. Porém, embora na maioria das vezes apenas estes dois valores são vinculados à mercadoria, há de se destacar que desde a Revolução Industrial e, principalmente, com a gênese da sociedade de consumo a partir da metade do século passado, valores de signo e simbólico também passaram a incorporar estes mesmos bens. Neste sentido, este texto parte de um viés marxiano para entendimento da mercadoria e seus valores, dedicando atenção especial ao momento contemporâneo. Estes estudos foram desenvolvidos de forma teória e a metodologia utilizada foi a de estudos de revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que as mercadorias possuem valores relativos, de acordo com a intenção e a subjetividade do consumidor.
Palavras-chave: Mercadoria. Valor de uso. Valor de troca. Valor de signo. Valor simbólico.
Biografia do Autor
MÁRCIO ROBERTO GHIZZO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
ALEXANDRE LUÍS PONCE MARTINS, Universidade Estadual de Maringá – UEM
docente da Universidade Estadual de Maringá – UEM e da Universidade Cesumar - UniCesumar
MARCELO CAPRE DIAS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR