ESTAÇÃO METEOROLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE CLIMATOLOGIA

Autores

  • WASHINGTON S. ALVES Universidade Estadual de Goiás/UnU Iporá – Curso de Geografia
  • DIVINO J. L. DE OLIVEIRA Universidade Estadual de Goiás/UnU Iporá – Curso de Geografia
  • JEMIMA T. VIEIRA Universidade Estadual de Goiás/UnU Iporá – Curso de Geografia

Resumo

Esta pesquisa investigou os efeitos de uma atividade prática realizada no âmbito do projeto de extensão “a climatologia vai à escola”, com o objetivo de promover a conscientização sobre as mudanças climáticas e o impacto do clima na vida cotidiana. A atividade envolveu uma visita à estação meteorológica do curso de Geografia da UEG-Unidade de Iporá, com 31 alunos dos 6º, 7º e 8º anos da Escola CEPI de Aplicação. A metodologia incluiu uma abordagem teórica inicial seguida de uma experiência prática com o uso de equipamentos meteorológicos. Questionários foram aplicados antes e após a atividade para avaliar o aprendizado dos estudantes sobre conceitos climáticos e a eficácia da prática no desenvolvimento de uma compreensão crítica sobre as questões climáticas. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa no entendimento dos alunos, especialmente naqueles que inicialmente apresentavam dificuldades com os conceitos abordados. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a combinação entre teoria e prática facilita a construção do conhecimento e fomenta a conscientização crítica sobre as mudanças climáticas. A atividade proporcionou uma vivência concreta dos fenômenos estudados, tornando o aprendizado mais significativo e engajado com a realidade dos alunos. Conclui-se que a metodologia adotada contribuiu para um melhor entendimento dos fenômenos climáticos e reforçou a importância da educação ambiental. Como próximos passos, ou realização de outras pesquisas tendo esta como base inicial recomenda-se a expansão de atividades semelhantes, utilizando outras ferramentas tecnológicas e promovendo a participação de alunos de diferentes níveis de ensino, para consolidar a aprendizagem ativa e a conscientização sobre os desafios climáticos atuais e futuros.

Downloads

Publicado

2025-07-05

Edição

Seção

Artigos