MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PRÁTICA METODOLÓGICA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE PRISMAS E PIRÂMIDES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Com o propósito de tornar o ensino de matemática mais eficaz, educadores têm recorrido à Modelagem Matemática (MM) como uma estratégia didática para potencializar a aprendizagem dos alunos. Essa abordagem pedagógica visa estabelecer conexões entre os conteúdos matemáticos e situações reais do cotidiano discente, atribuindo significado aos conceitos trabalhados em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é mostrar que a MM como prática metodológica auxilia no ensino e aprendizagem dos conceitos de prisma e pirâmide na Educação Básica (EB). Nesta metodologia as ações didáticas do professor devem ser de mediador, incentivador e de indicador de caminhos; a avaliação deve ser processual e contínua em todas as etapas da modelagem. A escola Municipal Militarizada Professora Zelsani (EMMPZ) subsidiou esta pesquisa em duas turmas de 7º ano. Optou-se pelo estudo de caso simples como metodologia, sendo esta qualitativa, vez que consiste em uma maneira de investigar uma unidade de um fenômeno, amplo e complexo, o qual não pode ser estudado fora do contexto em que ocorre naturalmente. A análise do estudo de caso foi realizada a partir da observação do autor e questionários respondidos pelos alunos. Os resultados dão indícios de que a MM contribui para o ensino e aprendizagem dos conceitos de prisma e pirâmide.