DETERMINANTES E VARIANTES NA APRENDIZAGEM DE MAPAS: UM ESTUDO PILOTO NA UEG

Autores

  • MARTA DE P. MACÊDO Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Metropolitano – Sede: Aparecida de Goiânia
  • ARISTEU G. DE OLIVEIRA Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Sul - Sede: Morrinhos

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar determinantes e variantes na aprendizagem de mapas, úteis ao ensino e a aprendizagem de Cartografia na formação de professores de Geografia, na Universidade Estadual de Goiás (UEG) no contexto pandêmico da COVID-19. Por determinantes, se considera a centralidade do ensino no professor, sua intencionalidade com reflexos nos resultados dos atos mediadores. Por variantes, se considera padrões variáveis das dificuldades de aprender referências de ensino envolvendo raciocínios metodológicos exigidos por processos de pensamento. Justificada pelas condições impostas ao ensino e à aprendizagem durante a Pandemia, foi importante acompanhar por esta pesquisa, o desenvolvimento das ações mentais dos alunos para aprender por processos ancorados na mediação didática intencionalmente desenvolvida para tal. Para tanto, pautou-se em referências da psicologia cognitiva não suficientemente difundidas no Brasil. Seu principal teorizador - Reuven Feuerstein, um romeno que fez escola em Israel no Pós Segunda Guerra Mundial, não admitia a mediação tecnológica. Desse modo, em meio a toda a evolução tecnológica que orbita a esfera de ação cognitiva na contemporaneidade, se está advogando que os critérios da Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), perpassa a inteligência enquanto capacidade de aprender, e é dada pela linguagem intencionalmente empreendida, e controlada pelo mediador, no caso em apreço - o professor de Cartografia Temática. A ênfase é dada na tensão entre referências padronizadas da mediação do conhecimento e a conflitante escolha da Teoria da EAM. Os materiais das análises foram atividades avaliativas aplicadas aos graduandos em Geografia da UEG, Câmpus Sul – Sede: Morrinhos, submetidas aos três principais critérios mediadores da teoria feuersteniana. As atividades foram aplicadas no ano de 2020, remotamente, para se dimensionar a aprendizagem de mapas. Os resultados foram apresentados na forma de Relatório de Pesquisa.

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Publicado

2025-07-05

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Artigos