CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS UTILIZADOS NA ALEMANHA E COMPARAÇÕES COM OS MÉTODOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i4.14568Resumo
O pavimento flexível com revestimento asfáltico é a tecnologia mais utilizada no Brasil para construção de rodovias. Entretanto a qualidade da maioria das estradas brasileiras não apresenta desempenho suficiente para garantir a segurança do motorista e contribuir com o deslocamento de pessoas e bens pelo país. Um país referência mundial em qualidade de infraestrutura é a Alemanha, que também é conhecida pelas suas autoestradas (Autobahn), que propiciam aos motoristas segurança, conforto e confiabilidade. Na Alemanha já existem estudos bastante avançados em relação ao dimensionamento de pavimentos, principalmente os flexíveis, sendo exemplo disso o Manual de Pavimentação, Richtlinien für die Standardisierung des Oberbaus von Verkehrsflächen – RstO12, desenvolvido pela Associação em Pesquisa de Transportes e Estradas, Forschungsgesellschaft für Straßen- und Verkehrswesen – FGSV. Devido à atualização recorrente dos manuais RStO, a penúltima versão foi de 2001 e a última é de 2012, pode-se dizer que a metodologia de dimensionamento de pavimento está mais adequada à realidade do país. O objetivo deste trabalho é comparar a metodologia de dimensionamento de pavimentos flexíveis com revestimento asfáltico do Manual DNIT 2006 e o RStO12. Como metodologia empregada, foi feito um dimensionamento de uma nova estrada fictícia com o uso da metodologia indicada no manual brasileiro e no manual alemão. Como resultado desta comparação, percebeu-se que a espessura da estrutura do pavimento calculado pelo método do RStO12 foi muito superior em comparação com a espessura calculada pelo método do DNIT 2006 (aproximadamente 71,4% a mais de espessura pelo método alemão).
Palavras-chave: Pavimentos flexíveis. Método de dimensionamento empírico do DNIT. Métodos de dimensionamento utilizados na Alemanha.