AÇÕES EMPREENDIDAS POR UM CONDOMÍNIO DE PRODUÇÃO LEITEIRA -
ESTUDO SOB AS LENTES TEÓRICAS DE ESTRATÉGIA, REDES E VANTAGEM COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i4.14563Resumo
Embora o Brasil seja o terceiro maior produtor mundial de leite, o país importa produtos lácteos. A Região Sul do país é atualmente a maior produtora de leite no ranking nacional e o Estado do Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite. A qualificação da mão de obra e o acesso à tecnologia configuram-se entraves para o progresso da atividade leiteira. Novos arranjos produtivos, dentre eles os Condomínios de produção, são alternativas que podem viabilizar a resolução de problemas de ordem econômica e técnica. O objetivo do estudo foi caracterizar um Condomínio localizado em Nova Bréscia, Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de redes, teoria de stakeholders e vantagem competitiva. Ficou evidente em nossa análise que o Condomínio utilizou a contribuição aos stakeholders como foco de sua estratégia, implementada primeiramente pelo modo empreendedor e depois pelo adaptativo, buscando sempre a estratégia genérica baseada na liderança de custo total. Nesse sentido, identificar estratégias individuais e bem-sucedidas pode ser uma importante fonte de captação de tendências de mudanças com intuito de apresentar alternativas competitivas para pequenos produtores.
Palavras-chave: Novas empresas. Gerenciamento de produção. Gestão do trabalho.