ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PELAS CARACTERÍSTICAS DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS OFERTADOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14119Resumo
Tendo como título e principal objeto a análise do Comportamento do Consumidor a partir das características dos empréstimos consignados que são ofertados pela instituição financeira brasileira Caixa Econômica Federal, a presente pesquisa explana a história da introdução do produto empréstimo consignado no Brasil e seu desenvolvimento até os dias atuais, trazendo um grande marco do início das operações de crédito e das instituições financeiras no país. A modalidade de crédito financeiro disponível para contratação por perfil específico de consumidor, cujo desconto das parcelas ocorre em sua fonte de pagamento e dessa forma possui suas características atrativas, como juros reduzidos, é estudada no presente trabalho, assim como é estudado o comportamento desse consumidor, suas necessidades e perfil como contratante que passa a ser especificado. O presente trabalho utiliza pesquisa quantitativa de reais clientes do produto e a técnica encontrada na psicologia comportamental chamada Behavioral Perspective Model (BPM) a fim de entender o comportamento do consumidor com base na existência da influência de variáveis situacionais e medidas diretas de comportamento. Ao analisar os dados colhidos na forma de questionário, a pesquisa revela uma revolução nas operações de crédito no país ao aplicar agilidade e praticidade na contratação por seus clientes que, apesar de passarem por uma breve negociação e avaliação do risco de concessão do crédito feito pela instituição bancária, deixam para trás consumidores que assumem o risco de um endividamento.
Palavras-chave: Empréstimo. Consignado. CEF. Comportamento do consumidor. BPM.