TURNOVER NO SETOR DE VENDAS IMOBILIÁRIA DE CALDAS NOVAS: ESTUDO DE CASO

Autores

  • CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BORBA , , Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE , , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14097

Resumo

Rotatividade de colaboradores de vendas pode ser preocupante, empresas procuram entender os motivos e como saná-los. A partir dessa premissa, esse estudo tem como objetivo entender o que é esse fenômeno, o turnover, descobrir as principais causas, apontar o seu impacto dentro de uma empresa de multipropriedades, e quais métodos utilizar para evitar altas taxas. Foi realizado um estudo de caso com coleta de dados obtidos por meio de questionário Google Forms enviados à 53 consultores de turismo da empresa Lagoa Quente HJR Construtora e Incorporadora LTDA. Os resultados encontrados apontam que o turnover está diretamente ligado ao um conjunto de clima organizacional, reconhecimento e política salarial de uma empresa. A melhor estratégia para índices saudáveis de turnover é a empresa estar sempre atenta ao seu colaborador, realizar pesquisas de clima organizacional, treinamentos, ter política salarial justa e transparente e aprimorar o processo de seleção de colaboradores.

Palavras-chave: turnover, multipropriedade, clima organizacional, vendas de impacto, comprometimento organizacional.

Biografia do Autor

  • CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BORBA, , , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduando do Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE, , , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Psicologia. pela Universidade PUC Goiás. Docente do Curso de Administração, Curso de Gestão de negócios com ênfase em Finanças Corporativas. UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul cidade de Caldas Novas (GO)

Downloads

Publicado

2023-06-12