Panorama dos sistemas de classificação climática e as diferentes tipologias climáticas referentes ao estado de Goiás e ao Distrito Federal/Brasil
Abstract
As classificações climáticas se baseiam na delimitação e na descrição de diferentes parâmetros climáticos, tendo como intuito sistematizar e sintetizar a grande quantidade de informações referentes às características do clima de dada localidade. Após o século XVII, houve um grande incremento na quantidade de classificações realizadas, com abordagens e técnicas diversas. O presente trabalho se caracteriza como um panorama bibliográfico acerca dos principais sistemas de classificação climática, com a indicação das abordagens e critérios empregados em sua metodologia. Num segundo momento, com base nos documentos cartográficos ou nos critérios dos sistemas de classificação indicados, almeja-se indicar as diferentes tipologias climáticas atribuídas ao território do estado de Goiás e do Distrito Federal. As classificações climáticas de maior reconhecimento foram propostas por Thornthwaite e Matter (1955), Koppen-Geiger (1961) e Strahler (1969), amplamente utilizadas. Porém, aquelas sugeridas por Koppen e, sobretudo, por Strahler, indicam mais satisfatoriamente a realidade climática de Goiás e Distrito Federal.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.