Ontologia do Habitar

Autores

Resumo

Resumo: Foram analisados aqui alguns dos sentidos do habitar (Οἰκέω) a partir da Ontologia. Dentro das possibilidades de alcance de um artigo, apresentaram-se aqui algumas considerações sobre os sentidos da casa (οἶκος). A partir de breve apresentação das matrizes ontológicas da Natureza, respectivamente no logos da Tradição Filosófica, foram desenvolvidas interpretações sobre o sentido de lugar de habitar.
Palavras-chave: Ecologia Humana. Hermenêutica do Lugar. Ontologia do Habitar.

Biografia do Autor

  • Wellington Amancio Da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Mestre em Ecologia Humana pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB/Campus VIII; Pedagogo (UNEB), Especialista em Ensino de Filosofia (UCAM). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Ecologia Humana” – UNEB/CNPq. Núcleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS) UNEB/CNPq; Núcleo de Estudos Socioeconomia do Desenvolvimento Sustentável – Universidade do Estado da Bahia-UNEB/CNPq; é membro fundador do Grupo de Estudo Nietzsche e Indigência. welliamancio@hotmail.com
  • Feliciano de Mira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Possui doutorado em Socio-économie du Développement pela EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e doutorado em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Tem Mestrado em Sistemas Socio-Organizacionais das Actividades Económicas e Pós-Gradução em Sociologia Económica, ambos pelo ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Efectuou o Pós-Doutorado em Estudos Culturais Comparados no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007-2012).

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar