O homem e o brejo: o determinismo geográfico em Lamego Filho

Autores

  • Ricardo Kassius Prazeres de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal da Bahia
  • Maria Auxiliadora da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

Resumo: Este trabalho trata dos aspectos deterministas do pensamento de Alberto Ribeiro Lamego (Lamego Filho). Além de indicar os fundamentos da sua visão de mundo, o estudo da obra de Lamego Filho tornou-se uma oportunidade para o alcance de uma definição e para uma discussão acerca do determinismo — próprio dos debates científicos e epistemológicos, apanágios do século das luzes. Assim, versa-se sobre os aspectos da narrativa determinista de modo geral. Também, discute-se a presença do determinismo na geografia. E por último, as características da obra, suas peculiaridades e os fundamentos do seu entendimento da relação homem-meio. Para Heródoto, o Egito é uma dádiva do Nilo; em Lamego Filho, Campos do Goytacazes é uma graça concedida, pelo o Brejo, ao homem.

Palavras-chave: Determinismo. Geografia. Lamego Filho.

Biografia do Autor

  • Ricardo Kassius Prazeres de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal da Bahia

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Geografia pela UFBA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano. Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa. 

     

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O homem e o brejo: o determinismo geográfico em Lamego Filho. (2017). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 5(2), 27-44. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/5180