Contribuições sobre a temática turismo e geografia no período técnico-científico-informacional
Resumo
Resumo: Como a ciência geográfica relaciona-se com a temática do turismo no período atual? O momento contemporâneo, denominado por Santos (2004) como período técnico-científico-informacional, apresenta novas lógicas de acumulação capitalista e, consequentemente, mudanças nos espaços do turismo. O objetivo do trabalho é delinear algumas colocações sobre as relações entre o turismo, considerando o período técnico-científico-informacional, e as novas lógicas de produção de espaços turísticos no Brasil, além de analisar alguns aspectos dos investimentos, principalmente os públicos, e a influência midiática na formulação de preferências turísticas. Concluiu-se que o Estado, sobretudo a partir de 2003, passou a dotar determinados locais turísticos com novas infraestruturas, atendendo à crescente demanda por essa atividade econômica. Por outro lado, observou-se que a determinação de quais lugares devem ser valorizados pelo turismo − e, por conseguinte, obter investimentos governamentais −, é, em geral, influenciada pela grande mídia.
Palavras-chave: Meio Técnico-Científico-Informacional. Turismo. Mídia. Investimentos públicos.
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