Aprendizados da luta camponesa em Goiás: experiências educativas (1970 - 1980)
Learning from the peasant struggle in Goiás: educational experiences (1970 - 1980)
DOI:
https://doi.org/10.31668/elisee.v11i02.13423Palavras-chave:
Aprendizado, Camponeses, Luta, GoiásResumo
Pensar os movimentos sociais no campo requer conhecer os inúmeros aprendizados e atos educativos que estão presentes em suas trajetórias históricas no Brasil. Revistando algumas fontes produzidas pela Diocese de Goiás, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, publicações dos movimentos de luta por direitos à saúde, terra, educação formal dentre outras experiências da luta no campo, propõe-se apresentar uma versão possível das várias ações que se tornaram pedagógicas para os camponeses nos diversos municípios que compõem a Diocese de Goiás, principalmente, a partir das ações pastorais de D. Tomas Balduíno, como bispo (1967-1998). O objetivo desse texto é demonstrar que houve processos de aprendizados que foram essenciais para o engajamento e envolvimento em vários movimentos sociais camponeses que legaram importantes experiências educativas populares. Leituras de Martins (1990), Brandão (1986), Pessoa (1999; 2005), Silva (2008), Freire (1983) dentre outros autores nos ajudaram entender a importância dos atos educativos que encontramos nas lutas e marchas dos camponeses em Goiás. “Lutemos todos para que as leis que favoreçam os grandes e prejudicam os pequenos sejam mudadas e substituídas por outras que valorizem aqueles que precisam da terra para nela trabalhar” (Goiás, 13/09/1980 – 11ª. Assembleia Diocesana).
Palavras-chave: Aprendizado; camponeses; luta; Goiás.
Learning from the peasant struggle in Goiás: educational experiences (1970 - 1980)
Abstract: Thinking about the social movements in the countryside requires the numerous learning and educatives acts that are presente in its historical trajectory in Brazil. Searching some sources produced by the Diocese of Goiás, Rural Workers Unions, publications of the movements for health rights, land, formal education among other experiences of the struggle in the countryside, proposes to present a possible version of the various actions that have become pedagogical for peasants in the various municipalities that make up the Diocese of Goiás, mainly, from the pastoral actions of D. Tomas Balduíno, as bishop (1967-1998). The purpose of the communication is to demonstrate that there was a process of learning that was essential for engagement and involvement in various peasant social movements that bequeathed important popular educational experiences Reading by Martins (1990), Brandão (1986), Pessoa (1999; 2005), Silva (2008), Freire (1983) among other authors who help us understand the importance of the educational acts we encounter in the struggles and marches of peasants in Goiás. "Let us all fight for the laws that favor the great and harm the small to be changed and replaced by others that value those who need the land to work on it" (Goiás, 13/09/1980 - 11th. Diocesan Assembly).
Keywords: Learning; peasants; struggle; Goiás.
Aprendiendo de la lucha campesina en Goiás: experiencias educativas (1970 - 1980)
Resumen: Pensar en los movimientos sociales en el campo requerir conocer innúmeras aprendizajes y actos educativos que están presentes en su trayectória histórica en Brasil. Registrando algunos recursos producidos por la Diocese de Goiás, Sindicato de los Trabajadores Rurales, publicaciones de los movimientos de lucha por derechos a la salud, tierra, educación formal, dentre otras experiencias de la lucha en el campo, se propone apresentar una versión posible de várias acciones que se volvieran pedagógicas para los campesinos en los diversos municípios que componen la Diocese de Goiás, principalmente, a partir de las acciones pastorales de D. Tomas Balduíno, como obispo (1967-1998). El objectivo de la comunicación es demostrar que hubo un proceso de aprendizajes que fueron esenciales para el compromiso y participación en vários movimientos sociales campesinos que legaron importantes experiencias educativas populares. Lecturas de Martins (1990), Brandão (1986), Pessoa (1999; 2005), Silva (2008), Freire (1983) entre otros autores que nos ayudaran compreender la importancia de los actos educativos que encontramos en las luchas y marchas de los campesinos en Goiás. “Luchemos todos para que las leyes que favorecen los grandes y perjudican los pequeños sean cambiadas y sustituidas por otras que valoran aquellos que necesitan de la tierra para en ella trabajar” (Goiás, 13/09/1980 – 11ª. Asamblea Diocesana).
Palabras clave: Aprendizaje; campesinos; lucha; Goiás.
Referências
AMADO, Wolmir. A igreja e a questão agrária no Centro-Oeste do Brasil – 1950-1968. Goiânia: Ed. UCG, s.d.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, 2003.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; RAMALHO, José Ricardo. Campesinato goiano: três estudos. Goiânia: Ed. UFG, 1986.
CERTEAU, Michael. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 6. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2001.
IOKOI, Zilda Grícoli. Igreja e camponeses: teologia da libertação e movimentos sociais no campo – Brasil e Peru (1964-1986). São Paulo: Hucitec, 1996.
LINHARES, Maria Yedda; SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Terra prometida: uma história da questão agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. São Paulo: Hucitec, 1998.
_____. Expropriação e violência: a questão política no campo. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1991.
_____. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. 4. ed. São Paulo: Vozes, 1990.
PESSOA, J. M. Saberes em festa. Gestos de ensinar e aprender na cultura popular. Goiânia: Kelps, 2005.
PESSOA, Jadir de Morais. A Igreja da denúncia e o silêncio do fiel. Campinas: Editora Alínea, 1999.
SILVA, Valtuir Moreira. Itapuranga e a (re)invenção da história. Goiânia: Editora Vieira, 2008.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. A formação da classe operária inglesa. Árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Fontes e documentos
Boletim da comunidade Fazenda Nova, 19 de agosto de 1979.
Boletim ato público em solidariedade aos posseiros da Mamoneira, Fazenda Nova, 08 de fevereiro de 1981.
Boletim da Assembleia Diocesana, 13/ago/1980.
Boletim Diocesano, 1972.
Boletim Diocesano, ano VI, n. 66, 1973.
Boletim Diocesano, dezembro de 1979, n. 108.
Boletim da Diocese de Goiás, ano XII, n. 107, out/1979.
Boletim da Diocese de Goiás, ano XIII, n. 109, mai/1980.
Boletim da Diocese de Goiás, ano XIII, n. 110, ago/1980.
Boletim Caminhada, março/abril, 1984.
Boletim da 11ª. Assembleia Diocesana, Goiás, 13/09/1980
Panfleto Mimeografado do encontro de violeiros regional, realizado na residência do Senhor Adão da Lagoa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.