Gestão regional e metropolitana na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF): arranjo institucional, agentes e políticas públicas
Résumé
O tema da política regional em Brasília tem origem no próprio processo de construção e consolidação da cidade, tendo em vista os impactos da implantação da Capital. Por outro lado, a questão metropolitana é mais recente, a partir da caracterização de Brasília como metrópole, marcadamente na década de 1980. A partir da constituição da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), em 1998, houve a perspectiva da gestão dos temas metropolitanos de Brasília neste recorte espacial. Entretanto, este foi criado a partir de base legal e instituições próprias da política regional brasileira, o que tem criado claras dificuldades à gestão de uma política metropolitana. Este trabalho tem como objetivo analisar as questões regional e metropolitana existentes na Ride-DF a partir de seu arranjo institucional, especialmente em torno dos principais órgãos e políticas responsáveis por sua gestão. Os resultados apontam para uma clara contradição entre a base legal da Ride-DF e a atuação nas questões metropolitanas, haja visto o domínio legal da política regional de suas instituições e instrumentos, contribuindo para a pouca efetividade de ações em escala metropolitana na Ride-DF.
Palavras-chave: Gestão regional. Gestão metropolitana. Ride-DF.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.