Pedras de sangue e choro maculam a vertente: algumas percepções de campo no contexto do desastre da mineração sobre o rio Doce

Auteurs

  • Luiz Jardim de Moraes Wanderley Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás - Campus Iporá, Iporá, Goiás, Brasil
  • Bruno Milanez Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Résumé

Resumo: O presente artigo tem por finalidade debater aspectos teórico-metodológicos da técnica de trabalho de campo no âmbito da geografia humana, com enfoque nos contextos espaciais, sociais e ambientais de desastres. A tragédia do rompimento da barragem de rejeito da Samarco/Vale/BHP Billinton sobre o rio Doce será utilizada como caso emblemático para problematizar a técnica de investigação de campo em uma conjuntura social e política de um desastre tecnológico. Desde novembro de 2015, membros do grupo de pesquisa PoEMAS realizaram expedições no Alto Rio Doce, em diferentes momentos, situações e localidades, quando registraram percepções e imagens sobre os efeitos sociais e ambientais da tragédia sobre as populações do campo e da cidade, e se defrontaram com a complexa relação socioespacial de poder entre atingidos, empresa e Estado.

Palavras-chave: Mineração. Desastre Samarco/Vale/BHP Billinton. Bacia do rio Doce. Trabalho de campo. 

 

Blood stones and cries stain the slope:fieldwork perceptions in the context of the Rio Doce mining disaster

Abstract: This article aims at debating theoretical and methodological aspects of field research within the context of human geography, focusing on spatial, social and environmental aspects of disasters. The failure of the Samarco/Vale/BHP Billinton tailing dam over the Rio Doce catchment is used as a case study to make explicit some problems associated with field research in social and political context of a technological disaster. Since November 2015, member of PoEMAS research group have made various visits to the Rio Doce area, calling on diverse places and registering different situations related to the social and environmental impacts over people in urban and rural areas. During these visits, they have faced the complex power relations involving impacted people, the company and the State.

Key-words: Mining. Samarco/Vale/BHP Billiton disaster. Rio Doce catchment. Fieldwork.

 

 

Biographies des auteurs

  • Luiz Jardim de Moraes Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS) e do GT-Agrária da Associação dos Geógrafos Brasileiros do Rio de Janeiro.  

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás - Campus Iporá, Iporá, Goiás, Brasil

    Professor no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Iporá. Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Membro dos Grupos de Pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU) e Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS).

  • Bruno Milanez, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

    Engenheiro de produção, mestre em Engenharia Urbana e doutor em Política Ambiental. É professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); coordena o Grupo de Pesquisa Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS).

Téléchargements

Publiée

2016-05-25

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Pedras de sangue e choro maculam a vertente: algumas percepções de campo no contexto do desastre da mineração sobre o rio Doce. (2016). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 5(1), 30-56. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/4923