Relações de trabalho na Amazônia Mato-Grossense: o uso da violência contra peões e garimpeiros
Résumé
Resumo: O presente artigo tem como propósito apresentar a política de ocupação da Amazônia Legal pelo governo ditatorial na década de 1970. Dentro deste contexto o Estado de Mato Grosso foi privilegiado por esta política pública através de um amplo apoio governamental. As nossas análises serão direcionadas para as regiões Nordeste e Noroeste do Estado, áreas estas em que foram implantados os projetos de colonização e agropecuários. O objetivo desta investigação é apresentar as diferentes faces da violência presentes nas relações de trabalho durante o processo de ocupação recente da Amazônia, caracterizadas a partir do uso do trabalho análogo ao de escravo nas empresas agropecuárias no Nordeste de Mato Grosso, e a violência empregada contra os garimpeiros que migraram para a área de colonização da região Noroeste do Estado.
Palavras-chave: Amazônia, Relações de trabalho, violência.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.