Um olhar sobre a cultura sertaneja em Minaçu-Goiás (2014)
Résumé
Resumo
A ideia de sertão historicamente construída no Brasil remete a um lugar seco, de pouca água, difícil de sobreviver, ou lugar pouco habitado, em que os moradores sofrem por vários fatores, como por exemplo, a fome, seca, inclusive a falta de acesso às tecnologias. Essa ideia vem da imaginação reforçada pelos estereótipos que são produzidos pelos primeiros viajantes que conheceram as regiões brasileiras. Além de outras representações recorrentes da mídia como, os filmes e as novelas. Estas concepções de sertão também se sustentam pelo fato de uma parte do Brasil ter riquezas, e em outras partes, pobrezas. Entretanto, as desigualdades sociais e históricas estão presentes em qualquer paisagem. A partir disto, propomos debater as seguintes questões neste trabalho: Há traços visíveis e não visíveis da cultura sertaneja? O que compõe o sertão? Como espacializa a cultura sertaneja em Minaçu? Como são as histórias de medo contadas pelos sertanejos? Este artigo tem como cunho metodológico, a reflexão teórica e procedimentos qualitativos e quantitativos comuns às pesquisas geográficas contemporâneas, mas especificamente faz uso principalmente da História Oral. Os resultados obtidos por esta pesquisa mostram que a cultura sertaneja está presente em Minaçu em histórias, crenças e objetos pessoais pertencentes aos moradores.
Palavras chave: Histórias Orais. Sertão. Minaçu.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.