Flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Serra do Facão, Goiás, Brasil.
Resumen
Resumo: No período de agosto de 2008 a julho de 2010 foram capturados flebotomíneos na área de influência pela UHE Serra do Facão, em Goiás, Brasil. Este trabalho teve por objetivo estudar a frequência horária e a sazonalidade dos flebotomíneos. As coletas foram realizadas em seis pontos de captura utilizando armadilhas luminosas tipo CDC e Shannon instaladas simultaneamente. Foram realizadas 72 capturas, 3 coletas mensais ao longo de 24 meses, 12 capturas em cada ponto de captura, das 18 às 21 horas, totalizando 216 horas de trabalho de campo, nas quais foram capturados 6.139 flebotomíneos de 16 espécies do gênero Lutzomyia, sendo que, quatro apresentam importância em saúde: Lutzomyia neivai (Pinto, 1926) (93,51%), Lutzomyia whitmani (Antunes; Coutinho, 1939) (2,35%), Lutzomyia pessoai (Coutinho; Barreto, 1940) (1,68%), Lutzomyia flaviscutellata (Mangabeira, 1942) (0,02).A frequência mais elevada de N. neivai foi nas estações outono-inverno de 2009. Em relação ao tipo de armadilha, o menor percentual capturado foi na armadilha CDC, (1.334 / 21,73%) comparado à armadilha Shannon (4.805 / 78,27%). Este estudo aponta o risco de transmissão dessa doença no local, principalmente nos períodos mais secos do ano.
Palavras-chave: Flebotomíneos. Leishmaniose Tegumentar Americana. Lutzomyia neivai.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.