Shopping Centers e a redefinição dos fluxos em cidades médias: apontamentos iniciais sobre Presidente Prudente-SP e São José do Rio Preto-SP
Resumen
Resumo: Ressaltando a importância dos shopping centers para a compreensão das lógicas econômicas, tanto por apresentarem potencial de alterar os fluxos de consumidores das cidades e das regiões, quanto pelas práticas espaciais que refletem o cotidiano deles, este tema tem-se tornado relevante, visto que a busca pela compreensão de como a presença dos shopping centers interferem no meio urbano, especialmente no tocante ao rearranjo da centralidade nas cidades médias a partir do consumo tem sido o foco de pesquisas. A partir disso, propomos caracterizar e analisar os shopping centers presentes nas cidades de Presidente Prudente-SP e São José do Rio Preto-SP, nas quais estes novos espaços de consumo criam e redefinem centralidades intraurbanas e interurbanas, reforçando os papéis de cidades médias que estas desempenham dentro da rede urbana brasileira. Partimos do pressuposto de que as formas do comércio fazem parte da gênese da cidade moderna e que sua localização, estrutura e funcionamento, interferem no processo de reprodução do espaço urbano, pois o comércio contém e produz centralidade, impulsionando a construção de infraestruturas viárias e de acessibilidade, o que permite a união dos componentes que integram o processo geral de produção do espaço - produção, circulação, distribuição, troca e consumo.
Palavras-Chave: Consumo. Shopping Centers. Fluxos.
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