Os abolicionismos na cidade de Goiás: pluralidades e singularidades nos anos 1880

Autores/as

  • Thiago F Sant’Anna ufg

Resumen

O presente artigo objetiva dar visibilidade às especificidades e pluralidades dos abolicionismos na Cidade de Goiás do século XIX por meio das suas experiências. Políticos, republicanos, liberais, conservadores, maçons, poetas, mulheres e escravos contribuíram para a construção de experiências no processo abolicionista goiano. Longe de ser uma prática restrita ao plano dos debates parlamentares, os abolicionismos foram experiências inscritas no social. Vale destacar a presença da Sociedade Emancipadora Goiana, dos jornais “A Tribuna Livre” e “O Publicador Goyano”, de mulheres e escravos, que marcaram as atividades abolicionistas na Cidade de Goiás.

 

Palavras-chave: História. Abolicionismo. Goiás.

Biografía del autor/a

  • Thiago F Sant’Anna, ufg
    É Doutor em História pela Universidade de Brasília, com Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. É professor do curso de graduação em Serviço Social da UFG/Campus Cidade de Goiás.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Os abolicionismos na cidade de Goiás: pluralidades e singularidades nos anos 1880. (2014). Élisée - Revista De Geografía De La Universidad Estatal De Goiás, 2(2), 108-129. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/2407