O conceito de Cerrado nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio

The Cerrado Concept in High School Geography Didactic Books

Auteurs

  • Wellington de Carvalho Arantes , , Universidade Federal de Goiás - IESA
  • Ivanilton José de Oliveira , , Universidade Federal de Goiás - IESA
  • Sheyla Olívia Groff Birro , , Universidade Federal de Goiás - PPGEO/JATAI

Mots-clés :

Cerrado; Livro; Didático; Geografia; Conceito; Ensino Médio.

Résumé

Os livros didáticos são um dos mais importantes recursos de ensino nas escolas brasileiras. Em relação à disciplina de Geografia, esses manuais, além de auxiliar o cotidiano de professores e alunos, contemplam exemplificações visuais e teóricas essenciais à compreensão do espaço geográfico. Contudo, apesar de avaliados pelo Ministério da Educação, os livros estão sujeitos à existência de erros. Com base nessa premissa, objetivou-se realizar uma análise dos conceitos utilizados para tratar do Cerrado nos livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2015, para o ensino médio. Para tanto, foram selecionados os conceitos de: bioma, domínio-morfoclimático, ecossistema e território. Quatro livros didáticos que abordam o conteúdo vislumbrado foram selecionados e analisados, conforme critérios de forma e conteúdo, a partir de uma ficha de inventário e análise. Como resultados, verificou-se que os conceitos de bioma e domínio morfoclimático são os que se sobressaem, sendo comumente confundidos, principalmente quando a proposta envolve o uso desse último; que falta aprofundamento quanto ao conteúdo e indicações das referências teóricas que alicerçam o emprego dos conceitos; e que os livros ainda se apoiam na divulgação de estereótipos.

The Cerrado Concept in High School Geography Didactic Books

Abstract: Textbooks are one of the most important teaching resources in Brazilian schools. In relation to the discipline of Geography, these manuals, in addition to helping the daily lives of teachers and students, include visual and theoretical exemplifications essential to the understanding of geographic space. However, despite being evaluated by the Ministry of Education, books are subject to errors. Based on this premise, the objective was to carry out an analysis of the concepts used to deal with the Cerrado in the textbooks approved by the 2015 National Textbook Program (PNLD, acronym in Portuguese) for high school. For that, the concepts of biome, morphoclimatic domain, ecosystem and territory were selected. Four textbooks dealing with the envisaged content were selected and analyzed, according to form and content criteria, from an inventory and analysis form. As a result, it was found that the concepts of biome and morphoclimatic domain are the ones that stand out, being commonly confused, especially when the proposal involves the use of the latter; that the content and indications of the theoretical references that support the use of concepts are lacking in depth; and that books still rely on the dissemination of stereotypes.

Keywords: Cerrado; Didactic book;  Geography; Concept; High school.

El concepto de Cerrado en los libros de texto de Geografía de la escuela secundaria

Resumen: Los libros de texto son uno de los recursos didácticos más importantes en las escuelas brasileñas. En relación a la disciplina de Geografía, estos manuales, además de ayudar en la vida diaria de profesores y estudiantes, incluyen ejemplificaciones visuales y teóricas fundamentales para la comprensión del espacio geográfico. Sin embargo, a pesar de ser evaluados por el Ministerio de Educación, los libros están sujetos a errores. A partir de esta premisa, el objetivo fue realizar un análisis de los conceptos utilizados para abordar el Cerrado en los libros de texto aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD) 2015, para la escuela secundaria. Para ello se seleccionaron los conceptos de bioma, dominio morfoclimático, ecosistema y territorio. Se seleccionaron y analizaron cuatro libros de texto relacionados con los contenidos previstos, según criterios de forma y contenido, a partir de un formulario de inventario y análisis. Como resultado, se encontró que los conceptos de bioma y dominio morfoclimático son los que destacan, siendo comúnmente confundidos, especialmente cuando la propuesta involucra el uso de este último; que el contenido y las indicaciones de las referencias teóricas que sustentan el uso de conceptos carecen de profundidad; y que los libros todavía se basan en la difusión de estereotipos.

Palabras-clave: Cerrado; Libro de texto;  Geografía; Concepto; Escuela secundaria.

Biographies des auteurs

  • Wellington de Carvalho Arantes, , , Universidade Federal de Goiás - IESA

    Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Bolsista de Iniciação à Pesquisa PIBIC/CNPq.

  • Ivanilton José de Oliveira, , , Universidade Federal de Goiás - IESA

    Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo

    Professor Associado da Universidade Federal de Goiás.

  • Sheyla Olívia Groff Birro, , , Universidade Federal de Goiás - PPGEO/JATAI

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Jataí. Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Références

AB’SABER, A.N. O domínio dos cerrados: introdução ao conhecimento. Rev. Serv. Públ., v. 40, n. 4, Brasília, 1983.

ALBUQUERQUE, M. A. M. de; de. BIGOTTO, J. F.; VITIELLO, M. A. Geografia sociedade e cotidiano: espaço brasileiro, volume 2. 3. ed. São Paulo. Escala educacional, 2013.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio; PARTE, I. V. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos - PNLD 2015: geografia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

CASTILHO, D.; CHAVEIRO, E.F. Por uma análise territorial do Cerrado. In: PELÁ, M.; CASTILHO, D. (org.). Cerrados: perspectivas e olhares. Goiânia: Vieira, 2010. p. 35-50.

CHAVEIRO, E.; BARREIRA, C.C.M.A. Cartografia de um pensamento de Cerrado. In: PELÁ, M.; CASTILHO, D. (org.). Cerrados: perspectivas e olhares. Goiânia: Vieira, 2010. p. 15-33.

COSTA, T.B. et al. A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Polyphonía, v. 21, n. 1, jan./jun. 2010.

COUTINHO, L.M. O conceito de bioma. Acta Bot. Bras., v. 20, n. 1, p. 13-23, 2006.

DÁVILA, C. Decifra-me ou te devorarei. O que pode o professor frente ao livro didático? Salvador: EDUNEB; EDUFBA, 2008.

EITEN, G. Título: Formas fisionômicas do cerrado. Rev. Bras. Botanica, v.2, n.2, p.139-148, 1979.

GARCIA, H. C.; ALMEIDA, M. de. Geografia global. 2° ano. 3. ed. São Paulo. Escala educacional, 2013.

GUERINO, L. A. Geografia: A dinâmica do espaço geográfico, volume 1. ilustrações: DARELA, C. Curitiba. Positivo, 2013.

KATO, D. S. O conceito de ecossistema na produção acadêmica brasileira em educação ambiental. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – FCL, UNESP, Araraquara, 2014.

MARTINS, G.I. Da região natural à biorregião. Revista da ANPEGE, v.13, n.21, p.42-72, mai-ago. 2017.

MENDES, S.O.; OLIVEIRA, I.J.; MORAIS, E.M. Abordagens do Cerrado em livros didáticos de Geografia. Rev. Bras. Educ. em Geografia, v. 6, p. 179-208, 2016.

ODUM, E. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983.

RIBEIRO, J.F.; WALTER, B.M.T. Fitofisionomias do bioma cerrado. In: SANO S.M.; ALMEIDA, S.P. (ed.). Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: Embrapa-CPAC, 1998, p. 89-166.

SILVA, E. A. C. da.; FURQUIM JUNIOR, L. Geografia em rede. 1° ano. 1. ed. São Paulo. FTD, 2013.

SOBREIRA, P.H.A. Astronomia no ensino de Geografia. Dissertação (Mestr. Geogr. Física) - Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

TONINI, I. M. Identidade capturadas. Tese (Dout. Educação) – FE, UFRGS. Porto Alegre, 2002.

Téléchargements

Publiée

2021-06-02

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

O conceito de Cerrado nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio: The Cerrado Concept in High School Geography Didactic Books. (2021). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 10(1), e1012110. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/11833