O homem e o brejo: o determinismo geográfico em Lamego Filho
Abstract
Resumo: Este trabalho trata dos aspectos deterministas do pensamento de Alberto Ribeiro Lamego (Lamego Filho). Além de indicar os fundamentos da sua visão de mundo, o estudo da obra de Lamego Filho tornou-se uma oportunidade para o alcance de uma definição e para uma discussão acerca do determinismo — próprio dos debates científicos e epistemológicos, apanágios do século das luzes. Assim, versa-se sobre os aspectos da narrativa determinista de modo geral. Também, discute-se a presença do determinismo na geografia. E por último, as características da obra, suas peculiaridades e os fundamentos do seu entendimento da relação homem-meio. Para Heródoto, o Egito é uma dádiva do Nilo; em Lamego Filho, Campos do Goytacazes é uma graça concedida, pelo o Brejo, ao homem.
Palavras-chave: Determinismo. Geografia. Lamego Filho.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.