Reinterpretação ao conceito de evolução em Élisée Reclus
Abstract
Élisée Reclus, geógrafo e anarquista francês, foi militante nos principais conflitos do século XIX (entre eles, a Comuna de Paris de 1871 e a Federação Jurassiana) e atualmente, é um dos mais importantes escritores do anarquismo. Os escritos de Reclus foram mal interpretados por diversos de seus “seguidores” em que atribuíram seu pensamento apenas como evolucionista. Os textos compilados e posteriormente chamados de Evolução, Revolução e o Ideal Anarquista é um destes escritos mal interpretados. Porém, uma leitura atenta do que ele chamou de “evolução” pode nos atentar para fatos de extrema importância à prática revolucionária. Esta comunicação visa apresentar uma (re) interpretação no conceito de “evolução” que está intrinsecamente ligado aos conceitos de “Revolução” e “Ideal Anarquista”. Assim, proporemos a leitura de que onde a “evolução humana”, para Reclus, passa fundamentalmente por grandes momentos de rupturas, não podendo ser confundido com o mesmo sentido dos hegelianos e positivistas contemporâneos ao geógrafo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.