Água, lixo e energia: proposições teóricas para uma tríade temática
Abstract
A Tríade Água-Lixo-Energia constitui proposição firmada em informação empírica, inscrita no campo do conhecimento geográfico. Ademais, perfaz nexo interdisciplinar, permitindo sua apresentação em muitos debates pontuais, como os da economia dos materiais, ecoefiência e minimização de impactos ambientais. Sua operacionalidade diz respeito à articulação objetiva que conjumina a questão dos recursos hídricos com a da matriz energética e estas duas, com a dos resíduos sólidos. Pretendendo incorporar essas três referências num paradigma interpretativo comum, a terminologia Tríade temática tem por pressuposto que as referências operacionais básicas - água, lixo e energia - formatam um trinômio solidamente articulado entre si. Deste modo, qualquer avaliação enfocando cada um dos temas isoladamente obrigatoriamente induz comentários sobre os demais, dado que transparece numa multitude de documentos técnicos. Por conseguinte, o texto que segue tem por pressuposto confesso a noção de que não há e nem haverá avaliação sobre qualquer uma das nuanças abordadas habilitada a dispensar tal intersecção temática. Na sequência, a proposição da Tríade Temática, ao estar objetivamente incorporada nos processos de administração eficiente dos processos produtivos e de consumo, caso dos modelos da Análise do Ciclo de Vida (ACV) e da Organização Internacional para Padronização (ISO), revela clara vocação enquanto paradigma da gestão ambiental, reforçando estratégias de otimização no uso dos recursos e minimização dos impactos ambientais.
Palavras-Chave: Meio Ambiente. Tríade Temática. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos. Matriz Energética.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.