Economia política da violência no trânsito

Authors

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás – Goiânia, Goiás, Brasil.

Abstract

O presente artigo aborda o processo de constituição social do aumento de violência no trânsito, especialmente a violência automobilística. Para tanto busca reconstituir a determinação fundamental deste fenômeno e suas múltiplas determinações. É a partir disso que realiza a análise do modo de produção capitalista e seu modo de desenvolvimento marcado pela sucessão de regime de acumulação. É durante o regime de acumulação conjugado que a produção capitalista passa a ter como carro-chefe o capital automobilístico, o que se reproduz no regime de acumulação integral. Nesse processo, se constitui também as demais determinações do fenômeno. O processo de crescimento e expansão do capital automobilístico promove um consumo ascendente e vertiginoso de automóveis, o que é mais grave nos países de capitalismo subordinado, nos quais o sistema viário não se desenvolve com a mesma rapidez e provoca inúmeros problemas no trânsito, gerando novos motivos para violência automobilística.

Palavras-Chave: Violência Automobilística. Capital Automobilístico. Regime de Acumulação. Violência no Trânsito.

Author Biography

  • Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás – Goiânia, Goiás, Brasil.

    NILDO VIANA - Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1992), Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás.


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Section

Artigos

How to Cite

Economia política da violência no trânsito. (2013). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 2(1), 24-42. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/1758