Maquete geográfica como proposta didática para abordagem do componente físico natural- relevo no ensino de geografia
Geographical model as a teaching proposal for approaching the physical natural component relief in geography teaching
DOI:
https://doi.org/10.31668/elisee.v11i02.12809Keywords:
Geography School; Geographical model; physical-natural component relief; hydrographic watershed.Abstract
: the approach of the physical-natural component, integrated relief with other physical-natural components (rock, vegetation, hydrograph, soil, water, climate), social (economics, culture, politics) in the school experience scale are considered essential for the geography teaching. However the geographical researchers in the Field of geography teaching Who investigate the physical-natural and social components referenced in this research claim that the approach of these space components in Geography School, in this case, the relief is carried out in isolation, therefore it is not taken taking into account the anthropic factor, the experience scale and the relation between the other physical-natural components, thus, the main goal of this work is to propose the elaboration of the geographical model of the Rola stream hydrographic watershed as a teaching strategy for the approach of the physical-natural component relief in an integrated way with the other physical-natural and social components in the geography teaching. A bibliographical review was used in forms of books, articles, essays and theses that deal with the physical-natural and social relevance and the importance of the geographical model in geography teaching. Subsequently, acquisition of low-cost material and the elaboration of a model f the Rola stream hydrographic watershed. It’s believed that in teaching practice, the teacher must have several teaching resources to mobilize geographic knowledge. Thus the geographic model is a very important resource in the students’ education process as it makes it possible to work with the physical-natural components and social in an integrated way and also with abstract content such as relief, curves considered difficult in Geography School due to the way in which how its approach has been addressed.
References
ABREU, P. R.; CASTROGIOVANNI, A. C. A Cartografia Escolar e a Cartografia Lar. III Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. ANAIS... UFPE: Recife, p. 1-6, 2010.
AFONSO, A.E; DIAS, L.C. Fundamentos teóricos-metodológicos para o ensino das temáticas físicos-naturais na Geografia: relatos e discussões In (org): MORAIS, E.M; ALVES, A.O; ASCENÇÃO. V.O.R. Contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, p. 151-163, 2018.
ASCENÇÃO, V. O. R. Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental. 2009. 150 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
ASCENÇÃO, V. O. R.; VALADÃO, R. C.; SILVA, P. A. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, v.99, 2018, p. 34-55
BERTOLINI, W. Z. O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010. 124 p.
BORGES, M.T.C. A construção de conceitos no ensino de geografia por meio do trabalho de campo em bacia hidrográfica. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2018.
BOTELHO, R. G. M. Bacias Hidrográficas Urbanas. In: GUERRA, Antônio José Teixeira (Org.). Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 43-66p.
CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010 (Coleção: Explorando o Ensino, Vol. 22.)
CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia. C&A Alfa Comunicação, 2019.
CUNHA, L. F. F; LEITE, M. C.: A abordagem dos componentes físico-naturais na geografia escolar. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 2019
COELHO NETTO, A. L. Hidrologia de encostas na interface com a Geomorfologia. In: Antônio José Teixeira Guerra e Sandra Baptista da Cunha (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. p. 93 – 148.
DE LA VEGA, A. G.; MORAIS, E.M.B. DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR RELEVO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011.
DINIZ, Z. S. Município de Aragarças. Aragarças: Alcaco, 2016.
FONSECA, C. N. Ensino de Geografia a partir da temática relevo: uma abordagem escalar, utilizando a metodologia de trabalho de campo para encaminhamentos didáticos no ensino médio. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. 287f.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no Ensino de Geografia: a aprendizagem Mediada. 20. ed. Cascavel - Paraná: EDUNIOESTE, 2004.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no Ensino de Geografia: a aprendizagem mediada. 2001. 219 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de São Paulo, Presidente Prudente, 2001.
GOMES, P. C. da C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MORAIS, E.M.B.; ASCENÇÃO, V.O.R. Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia. Boletim Goiano de Geografia. 2021, v. 41: e65814.
MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na geografia escolar. 2011. 310 f. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MORAIS, E. M. B.; LIMA, C. V. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In:MORAIS, E. M. B.; ALVES, A. O; ASCENÇÃO, V. O. R. (orgs). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia. C & A Alfa Comunicação, 2018.
MORAIS, E. M. B.; ROMÃO, P. A. (coord.). Bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Goiânia. Goiânia: Vieira: LEPEG/UFG, 2009. (Aprender com a Cidade, 2).
NASCIMENTO, M. A. L. Geomorfologia do Estado de Goiás. In: Boletim Goiano de Geografia. v12, nº 1, Goiânia, 1991.
PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PITANO, S. C.; ROQUÉ, B. B. O uso de maquetes no processo de ensino aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Educação Unisinos. 273-282, maio/agosto 2015
ROSS, J. L. S. Geomorfologia: Ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1991.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 9ª reimpr. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2017.
SIMIELLI, M. E. R. et al. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. In: Boletim Paulista de Geografia, nº 70, AGB, São Paulo, 1991, p. 5-21
SIMIELLI, M. E. R.; GIRARDI, G.; MORONE, R. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim paulista de geografia, São Paulo, nº 87, p. 131-148, 2007.
SIMIELLI, M. E. R. “Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015. P. 92-108.
SUERTEGARAY, et. al. (org.). Terra feições ilustradas. 2º edições – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. 255p.
STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação no ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva. 2009.p.159.
TUCCI, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação. 2.ed. Porto Alegre: ABRH-Editora da UFRGS, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.