Os espaços fechados de moradia e o marketing urbano: o caso de Montes Claros-MG

Autores

  • Carlos Alexandre de Bortolo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - MG
  • Ramony Pereira Batista Universidade Estadual de Montesa Claros

Resumo

As cidades, especialmente com a adoção do capitalismo, tornam-se espaços com grande concentração de pessoas, serviços, centro do consumo e de produção. São assim, espaços dinâmicos e flexíveis que se transformam, conforme os diversos interesses dos agentes que a produzem. Considera-se que a cidade é reflexa da sociedade que a produz, nesse sentido, produzida por uma sociedade capitalista, apresenta-se contraditaria e desigual, onde as necessidades de cada indivíduo estão subordinadas ao capital. Dessa maneira, o acesso à cidade e suas amenidades ocorrem de forma desigual, tendo em vista que, se considera o poder aquisitivo de cada um, evidenciando a condição de cidade-mercadoria, na qual tudo é produto a ser comercializado. Nesse cenário, a habitação é uma importante mercadoria, influenciando a expansão do tecido urbano e a ação dos agentes tanto privado como públicos, que por vezes provocam o surgimento de áreas residenciais segregadas, evidenciadas no surgimento dos espaços residenciais fechados. Ressalta-se que os processos mencionados são observáveis tanto em espaços metropolitanos como em cidades médias, é o caso de Montes Claros (MG). Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo compreender a formação dos condomínios fechados e o papel do marketing em sua produção e comercialização na cidade de Montes Claros. Buscou-se a análise da expansão urbana e formação das áreas segregadas e a importância do marketing na criação da ideia da segurança e do status social a partir do modo de morar. Adotou-se como metodologia num primeiro momento a revisão bibliográfica, norteada Lefebvre (2000), Carlos (1994, 2007), Sposito (2012). Posteriormente identificaram-se, por meio do mapeamento as áreas segregadas; em seguida buscaram-se propagandas publicitarias dos empreendimentos imobiliários, sequencialmente realizou-se visita a campo para o registro iconográfico. Possibilitando, dessa maneira, a análise do espaço urbano de Montes Claros e os desdobramentos da atuação dos agentes produtores neste espaço. 

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Publicado

2017-08-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os espaços fechados de moradia e o marketing urbano: o caso de Montes Claros-MG. (2017). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 6(1), 68-86. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6029