A indústria da beleza no Brasil nas últimas décadas

Autores

  • Paula Margarita Andrea Cares Bustamante
  • Wanderson Borges

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5364363

Resumo

De acordo com os dados da ABIHPEC (2009) o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos cosméticos no mundo ficando atrás apenas de países desenvolvidos como USA e Japão. Esse elevado grau de consumo, em grande medida, está relacionado à mídia que associa bem estar e felicidade á beleza das pessoas. Nesse contexto o presente projeto de pesquisa visa conhecer e entender como se dá o processo de inovação tecnológica na Indústria da Beleza brasileira, onde estão localizadas as empresas que compõe essa indústria, qual a relevância para o desenvolvimento da localidade onde estão inseridas. Com base na literatura sobre inovação tecnológica e nos dados secundários obtidos em instituições como ABIHPEC, ABIQUIM, RAIS/MTE pretende-se propor políticas públicas e privadas para potencializar as vantagens naturais dessa indústria, bem como sugerir alternativas para sobrepor as principais barreiras ao crescimento econômico dessas empresas. Finalmente o projeto propõe-se a analisar como está organizado o arranjo produtivo local de cosméticos localizado no ABC paulista na cidade de Diadema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Margarita Andrea Cares Bustamante
    Professora do Curso de Ciências Econômicas da UEG - Unidade Universitária de Itumbiara. Mestre em Economia pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. E-mail:
  • Wanderson Borges
    Bolsista PBIC/UEG. Aluno do Curso de Ciências Econômicas da UEG - Unidade Universitária de Itumbiara.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A indústria da beleza no Brasil nas últimas décadas. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 6(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5364363